A Secretaria de Saúde (Sesau) realiza, através da Vigilância em Saúde, a 1ª Oficina VIGIDESASTRES Camaçari, com o objetivo de apresentar e discutir o Plano de Prevenção e Respostas do Setor de Saúde aos Desastres. A oficina foi iniciada nesta terça-feira (27/11) e está sendo concluída nesta quarta-feira (28/11), no auditório do CREAS.

Durante os dois dias de oficina, foi apresentado aos diversos setores que compõem a Sesau, o plano elaborado pelo grupo técnico da pasta juntamente com a Diretoria de Vigilância à Saúde (Divisa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para criação do Comitê Operacional de Emergências em Saúde (COE-Saúde).

De acordo com Fátima Guirra, diretora da Vigilância à Saúde, esse plano visa preparar os setores da Sesau para atuarem em situações de desastres. “Camaçari, por estar situado próximo a um Polo Industrial cercado de rodovias e uma ferrovia que transportam produtos químicos perigosos, deve buscar esse preparo para atuar em situações de desastres. Esse cuidado não deve ser apenas do Cofic ou da Defesa Civil e Bombeiros, mas de todos os atores envolvidos na resposta a situações de desastres, sejam eles químicos ou naturais. E a Sesau tem papel importantíssimo”.

Secretário de Saúde, Elias Natan ressaltou que os serviços de saúde devem estar devidamente qualificados para situações de atuação em desastres. “Todos os envolvidos nesse processo de criação do COE-Saúde estão de parabéns pela determinação e envolvimento em multiplicar isso para todos os setores da Sesau”.

Participaram da reunião, membros da Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Coordenação de Área Técnica, Coordenação PACS/PSF, Hospital Geral de Camaçari, Central de Apoio Farmacêutico (CAF), Educação Permanente, Coordenação Geral das Unidades de Pronto Atendimento, Coordenação Geral do SAMU, Coordenação de Regulação e Conselho Municipal de Saúde.

0 0 votos
Article Rating