O secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan, sugeriu a criação de um quarto turno de sessões de hemodiálises na Nefrovida. A sugestão foi aceita de imediato pelo diretor do centro Maurício Amilton. “Com certeza temos condições de criar esse quarto turno e gerar 70 novas vagas. Precisaríamos de apenas 60 dias para contratar e treinar uma nova equipe e do alvará da Vigilância Sanitária liberando esse quarto turno”, afirmou.

Natan esteve na Nefrovida juntamente com a diretora da Regulação, Liliam Costa, e assessores ontem (11). Durante o encontro, foi discutido o convênio existente entre a Secretaria de Saúde (Sesau) e a Nefrovida, assim como a ampliação do número de vagas para pacientes do município que precisam do tratamento de hemodiálise.

Atualmente a Nefrovida atende 210 pacientes, sendo 113 de Camaçari. Contudo, existe uma demanda reprimida de 25 pacientes na Regulação à espera de uma vaga. “Esse número pode ser bem maior, pois muitas pessoas não procuraram a Regulação por saberem que não há vagas”, explica Liliam Costa.

O diretor da Nefrovida ainda apresentou ao secretário de Saúde a planta de ampliação da unidade. “Com o ajuste no convênio com o município, e a intervenção junto ao Estado, teremos condições de ampliar nossa infraestrutura e equipe e, em até dois anos, dobrarmos nossa capacidade de pacientes de 210 para 420. E voltarmos a ser referência em transplantes na Bahia, como fomos em 2013 quando fizemos mais de 50% dos transplantes de todo o estado”.

Durante a reunião também foram discutidas outras demandas dos pacientes como a ausência do transporte para alguns usuários, principalmente da orla e zona rural como do Jordão e Monte Gordo, fazendo-os não comparecerem as sessões.

Existe uma demanda reprimida de 25 pacientes. Foto: André Damasceno.

 

0 0 votos
Article Rating