O presidente da Câmara de Camaçari, Téo Ribeiro(PT), divulgou na manhã desta segunda-feira (25), um artigo falando sobre os 65 anos da Casa Legislativa no município.
Leia na íntegra:
65 anos da Câmara: ontem, hoje e amanhã
Por Teo Ribeiro*
A Câmara de Vereadores de Camaçari completou 65 anos no dia 21 de março. É uma data importante, que nos faz, ao mesmo tempo, olhar para o passado, como forma de reconhecer os valores daqueles que ajudaram a construir a história, e mirar o futuro, reconhecendo os passos necessários para que o legislativo possa ser cada vez mais forte.
Posso tranquilamente chamar de desbravadores os cidadãos que, em 1948, foram empossados como integrantes da primeira legislatura. Eles foram agentes políticos em uma época onde não havia sequer salário para remunerar quem ocupava cargos desta natureza. Ou seja, aforça motriz era simplesmente o desejo de fazer mais para quem mais precisa.
Do “lançamento da pedra fundamental” da Câmara de Camaçari até os dias atuais, muitas figuras marcantes tiveram assento na instituição. Teve gente simples como Lourinho, representante de Monte Gordo, Osvaldo Nogueira e meu pai, Seu Deosdedith do Derba. Mas também houve espaço para os tribunos Raimundo Mônaco, Luiz Caetano, Naival Santana, Isaac Marambaia e José Cupertino. Isso sem falar – já falando – nos superpopularesPedrão, Rui Magno e João da Galinha, entre tantos outros que abrilhantaram a cena política do município. Ah, não posso deixar de destacar a participação forte de mulheres como Luiza Maia, Dona Lígia, Carmem e Del Carmen.
Feito este pequeno reconhecimento, parto agora para iniciar uma pequena projeção de futuro. Costumo alertar aos que me rodeiam que o bom gestor é aquele que toma iniciativas para além do seu tempo, pensando no hoje, no amanhã e na próximadécada. É este o conceito que estamos implementando na nossa gestão.
Quero ser lembrado, após deixar de exercer a atividade parlamentar, como o homem que colocou a Câmara em um novo patamar de excelência, que respeitou a diversidade e tratou o erário com zelo e correção. Vamos contruir o novo prédio da Câmara, atualmente em fase de estrangulamento de espaço físico, para abrigar os gabinetes e atender melhor a população que se recorre cotidianamente dos nossos serviços. Tudo isso atentando para a acessibilidade e necessidades de minorias e setores organizados.
Desejo ainda ser mencionado como o presidente que fez a Câmara verdadeiramente se impor enquanto Poder, observando a necessária harmonia entre os poderem, mas sem esquecer de sua autonomia, independência e protagonismo. Por fim, almejo levar comigo a eterna referência de alguém que jamais abriu mão de princípios por causa do poder; de alguém que honrou sua vida de camaçariense com ações efetivas para melhorar o lugar onde nasceu, cresceu, e criou filhos e netos. Viva Camaçari. Parabéns à Câmara de Camaçari pelos 65 anos de história!