O programa Sesau Fila Zero, em Camaçari, já atendeu 1.390 pessoas e realizou 4.146 procedimentos entre consultas especializadas, exames e encaminhamentos para cirurgias eletivas. O programa tem a missão de zerar a fila de espera de quase 95 mil atendimentos que se acumulou, no período crítico da pandemia da Covid-19, entre setembro de 2019 e agosto de 2021.

O gestor da Secretaria da Saúde (Sesau), Elias Natan, destacou o empenho da equipe para o êxito do programa. “Todos estão trabalhando felizes ao ver o nosso povo ser atendido em suas demandas. Não têm faltado dedicação de nenhum servidor”, sinalizou ao parabenizar toda equipe.

A diretora de Controle e Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), Elba Brito, salientou que, “a confiança que o prefeito Elinaldo Araújo e o secretário Elias Natan depositou na equipe motiva a todos a fazer o melhor. Manteremos nosso foco até zerarmos essa fila”, finalizou.

O Sesau Fila Zero tem previsão de durar de seis a oito meses, atendendo diariamente 350 pessoas, de segunda a sábado, sendo 250 para consultas e exames e 100 para cirurgias.

Elias Natan esclareceu que, “as pessoas que estão sendo atendidas no Sesau Fila Zero foram e estão sendo agendadas nas unidades de saúde, após passarem pela consulta de validação que teve início em outubro nas unidades de saúde. Nossa equipe tem ligado para os usuários da fila de espera para passarem por essa consulta, que tem o objetivo de verificar se a pessoa ainda tem a necessidade de realizar o exame, a consulta ou a cirurgia, e após isso agendar o dia que o usuário será atendido no Fila Zero”.

Para saber se está habilitado para ser atendido no Sesau Fila Zero o usuário, que entrou na fila de espera no período de setembro de 2019 a agosto de 2021, deve ir até a unidade de saúde de seu bairro ou ligar para o call center 156.

Recadastramento Cartão SUS

Junto com o Sesau Fila Zero começou também o recadastramento do cartão SUS municipal para o cartão Viva + Saúde. Inicialmente serão recadastrados todos os usuários agendados que estão sendo atendidos no Sesau Fila Zero. A partir de fevereiro o recadastramento será aberto para todos os munícipes nas unidades de saúde conforme estratégia de atendimento, que será divulgada posteriormente.

Para realizar o recadastramento no cartão SUS é necessário que o usuário apresente os seguintes documentos: documento de identificação com foto, Cartão SUS atual e comprovante de residência.

São válidas como comprovante de residência os seguintes documentos conforme portaria municipal 51/2018:

  • contas de consumo: água, energia elétrica, gás canalizado, operadora de internet ou telefone fixo, expedidas no prazo máximo de noventa dias;
  • correspondência ou documento expedido por órgãos oficiais das esferas Municipal, Estadual ou Federal, com data de emissão de no máximo noventa dias;
  • correspondência de instituição Bancária Pública ou Privada, ou ainda de administradora de todos os cartões de crédito, faturas de planos de saúde, TVs a cabo, redes de supermercados, rede de lojas e boleto de condomínios cuja identificação (nome e endereço do titular) esteja impressa na própria fatura ou correspondência, com data de expedição de no máximo noventa dias.
  • contrato de aluguel ou declaração do proprietário, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.
0 0 votos
Article Rating