Foto: Divulgação.Quem não regularizar o documento poderá sofrer sérias consequências.

O eleitor de Camaçari deve correr contra o tempo para agilizar o processo de regularização do título de eleitor. O Fórum Eleitoral do município, por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), funcionou em esquema de plantão no último final de semana. O prazo final para quem ainda não deu entrada no documento é dia 9 de maio.

Quem não regularizar a situação antes do prazo não poderá participar do processo eleitoral deste ano. Além disso, estará proibido de tirar passaporte e renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais. Quem estiver irregular será impedido, inclusive, de receber salário, caso seja funcionário público.

A legislação garante aos menores de 16 anos – ou quem atinge essa idade ainda esse ano – a inscrição no cadastro para receber o documento pela primeira vez. Na ocasião, devem ser apresentadas as originais dos seguintes documentos: identidade, certificado de quitação com o serviço militar (para maiores de 18 anos) e comprovante de residência.

Quem deseja fazer a transferência de domicílio eleitoral ou mudança de zona eleitoral dentro da mesma cidade também tem até esta quarta-feira (9). O cartório eleitoral de Camaçari funcionará de 8h às 17h, sem parada para almoço.

Por Henrique da Mata