Centenas de vozes ecoaram os versos do hino de Camaçari na abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal da cidade. Homens e mulheres, velhos e jovens, ricos ou pobres cantaram: “Proclamar o teu nome, ó Camaçari é mostrar da Bahia a grandeza. A indústria o turismo te acrescem labor e beleza. Salve ó terra, por todos querida, majestosa cidade baiana. De um povo com alma aguerrida, sob o sol és a mais soberana”. A solenidade, realizada na manhã desta terça-feira (19), no plenário Vereador Osvaldo Nogueira foi marcada pela emoção.

Emocionado, Teobaldo Ribeiro fez menção aos seus valores pessoais e afirmou que um dos seus principais objetivos é tornar a casa do povo um espaço ainda mais democrático. “ Em nome de tudo que acredito, vou me empenhar para que neste lugar as bandeiras sejam respeitadas com liberdade e igualdade. Esperem de mim simplicidade e retidão para cumprir o meu dever”, disse.

O petista declarou que pretende aumentar as estruturas físicas da Câmara e demonstrou seu anseio em fazer uma legislatura diferenciada das anteriores. “Construir um anexo, trazer de volta o observatório parlamentar para que este espaço volte a fazer debates estão entre minhas metas. Preciso acertar por que Camaçari não pode sair do trilho, onde todos são tratados com igualdade”, afirmou. Teo, como é carinhosamente conhecido, regerá a legislatura no biênio 2012 – 2014.

O prefeito da cidade, Ademar Delgado (PT), reafirmou a necessidade dos poderes legislativos e executivos trabalharem em parceria. E contrariando as expectativas declarou que ter opositores não significa ter inimigos. “Com a oposição manteremos a postura de respeito e de discussão. Não os vemos como inimigos enxergamos como pleno exercício da democracia”, disse.

Ademar pontuou algumas ações do governo em andamento e reafirmou também o compromisso de buscar meios para garantir uma qualidade de vida cada vez melhor para todos que moram e trabalham no Município. “Entre os nossos compromissos de campanha estão a transformação da Estrada da Cascalheira na avenida da Integração, a duplicação da via da Cetrel, a implantação do Memorial de Abrantes e a construção da Maternidade de Camaçari, essa última já conta com verba estadual para instalação e está em processo licitatório”, declarou.

O líder da bancada de oposição, Elinaldo (DEM), em entrevista exclusiva ao RMS notícias, afirmou que seu foco principal será a fiscalização e cobrança das obras do poder executivo. “A oposição tem este papel, cobrar o cumprimento dos compromissos do prefeito eleito”, alertou.

Participaram da solenidade a vice-prefeita, Maria do Carmo Siqueira, secretários municipais, autoridades políticas e policiais, representantes do segmento empresarial e da sociedade civil organizada e vereadores. A próxima sessão ordinária acontece na quinta-feira (21), às 9h. Na oportunidade serão organizadas as comissões e seus dirigentes.

Fique por dentro

A cidade ampliou seu numero de vereadores em 2011, passando de 13 cadeiras para 19 em 2013. O aumento no número de vagas nas câmaras de vereadores de 2.153 municípios, a partir de 2013, foi aprovado pelo Congresso Nacional, através da chamada PEC dos Vereadores, em 2009.

Por Giovanna Reyner