A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (29), a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção em todos os espaços públicos, enquanto durar a pandemia. O descumprimento da determinação pode resultar em multa de R$ 300.
O projeto N° 030/2021, de autoria do vereador Luiz da Feira (PROS), teve 17 votos favoráveis e a abstenção de Edvaldo Lima (MDB). Ele justificou dizendo que a obrigatoriedade não soaria bem junto à população, afirmando ainda que todos já estavam usando máscara por motivos de segurança. Ao ver de Edvaldo, esse tipo de determinação “deixa as pessoas até sem estímulo da sua própria sobrevivência”.
Por outro lado, Jhonatas Monteiro (PSOL), afirmou que a iniciativa “não fere os direitos individuais dos cidadãos”, destacando que a obrigatoriedade diz respeito a espaços públicos e privados onde ocorrem circulação coletiva de pessoas. Os edis também levaram em consideração a alta taxa de ocupação das unidades de saúde e o crescimento do número de casos da Covid-19 na cidade. Atualmente, a quantidade de pessoas afetadas pelo vírus em Feira de Santana só é superada pelo número de infectados de Salvador.
Nas redes sociais, Luiz da Feira comemorou a provação de seu projeto e voltou a defender a utilização das máscaras de proteção. “Seu uso é importante principalmente em locais em que não é possível manter uma distância mínima de segurança”, escreveu.
300 reais para quem não usar máscara em espaço público, todo o sálario desses vereadores que apoiou isso… https://t.co/MW4rUpee90