Na manhã desta terça-feira (3) alguns moradores do bairro Novo Horizonte, em Camaçari, participaram da sessão da Câmara Municipal, no Teatro Alberto Martins. Durante a sessão, eles realizaram uma manifestação pacífica reivindicando a anulação do alvará de construção de um muro em área verde do bairro.

O muro, segundo os moradores, será erguido pela construtora mineira Jotaele (JL), que objetiva construir uma fábrica de pré-moldados no local.

Foto: Dani Oliveira / Bahia No Ar

Em conversa com Rogaciano da Silva, morador da localidade, ele relatou ao Bahia No Ar que “há doze meses atrás fomos surpreendidos com a Jotaele querendo se instalar no bairro”, contou.

Desde então, Rogaciano destaca que os moradores se juntaram visando a preservação da área verde na localidade.

“Os moradores não aceitam a obra por conta do impacto ambiental. É a única área verde que nós temos e que segura um pouco da poluição das empresas vizinhas do nosso bairro”, disse.

A presidente da Associação de Moradores do Novo Horizonte, Maridalva Rosa, pontuou que a associação já tomou algumas medidas perante o Ministério Público (MP), e apenas aguardam uma documentação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) e de outros órgãos vinculados à Prefeitura para seguirem com os trâmites perante o MP.

Entretanto, esse não foi o primeiro ato de manifestação dos moradores. No último sábado (31), eles já haviam realizado uma caminhada pelo bairro.

Câmara

A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, composta pelos vereadores Zé do Pão (PTB), Niltinho (PR) e Adalto Santos (Sem Partido), em consonância com a Comissão de Meio Ambiente e Turismo, formada pelos vereadores Vaninho da Rádio (DEM), Dedel (PSDB) e Flávio Matos (DEM), irão acompanhar o caso e asseguraram que irão até a Sedur para debater melhor o assunto com o secretário Genival Seixas, e assim, tomar as devidas providências previstas em Lei.

Os vereadores também aprovaram a participação de Rogaciano como representante dos moradores, no ‘Tribuna Cidadã’ – espaço de 10 minutos durante a sessão para pessoas da comunidade apresentarem demandas de seu segmento ou categoria.

0 0 voto
Article Rating