Foto: Wesley Sobrinho.Oposição defendeu mais oportunidades para os camaçarienses.

A sessão da Câmara de Vereadores de Camaçari desta quinta-feira (3) foi diferente do que costumamos ver nos encontros semanais. Desta vez a pauta foi em homenagem ao Dia do Trabalhador, comemorado no último dia 1º deste mês.

O vereador Marcelino (PT) foi quem abriu o dia de homenagem ao trabalhador camaçariense. O parlamentar fez um discurso reflexivo e destacou a importância de avanços para garantir mais oportunidades para a população do município. “Nós temos que garantir melhores oportunidades de emprego aos nossos trabalhadores”, salientou.

A maior preocupação do vereador está no sexo feminino e na faixa etária que corresponde aos 40 anos de idade. “Nossa cidade ainda tem um índice alto de desemprego para homens com mais de 40 anos e mulheres”, sinalizou. Situações em que se torna ainda mais difícil conseguir se inserir no mercado de trabalho – no Brasil, o desemprego apresentou um aumento de 6,2% no mês de março, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para enriquecer mais ainda o dia especial, os parlamentares convidaram a supervisora do Departamento Intersindical de Estatística de Estudos Socioeconômicos da Bahia (DIEESE), Ana Georgina. Em sua explanação, Georgina lembrou que o Brasil não deveria estar em uma situação tão atrasada em termos de empregabilidade, já que está na sexta colocação em geração de renda. “Nós somos os responsáveis por isso”, disse, relacionando a ascensão brasileira ao esforço da mão de obra de cada cidadão.

O vereador de oposição, Elinaldo (DEM), criticou a falta de políticas públicas para geração de empregos no município. “Fazemos parte de uma cidade rica, que recebe mais de cinquenta milhões de reais por mês e nada faz para gerar emprego e dar oportunidades para os filhos de Camaçari”, disse.

Por Henrique Mata