O caminhoneiro responsável pelo veículo carregado de cerveja que tombou na manhã desta segunda-feira (1), no Largo do Retiro, em Salvador, afirmou que o caminhão foi tomado de assalto por dois homens armados. Ele diz que dormia antes de seguir viagem quando foi abordado e um dos criminosos assumiu o volante. Após o acidente, a carga de bebida foi saqueada por dezenas de pessoas. Um homem chegou a consumir cerveja ainda no local do acidente.
Imagens mostram que entre os que pegavam as caixas de cerveja, estavam homens, mulheres e até dois trabalhadores vestidos com uniforme de uma empresa que faz a limpeza urbana em Salvador.
A Limpurb, ligada à prefeitura, informou que os homens que aparecem nas imagens são funcionários da Revita, uma terceirizada. Por meio de nota, a Revita afirmou que desaprova a conduta dos funcionários, que serão desligados da empresa.
A presença de policiais militares no local não foi suficiente para evitar que a carga fosse saqueada. Em contato com o G1, a Polícia Militar informou por meio de nota que "em ocorrências dessa natureza, o procedimento consiste em isolar o local e preservar o patrimônio. Neste caso específico, esta situação foi possível com a chegada de reforço no policiamento, que conteve a grande quantidade de pessoas que se fazia presente no local".
Assalto seguido de acidente
De acordo com o caminhoneiro, o assalto ocorreu pouco antes das 5h. “Rapaz, eu estava dormindo ali no DP [depósito de bebidas], quando eu funcionei o carro, o cara chegou com o revólver, botou em mim, e disse chega pra lá, é um assalto. Quando ele me empurrou, fui na outra porta para pular, ele me segurou e o outro veio e entrou com a arma. Aí me deitou no chão do carro, fiquei deitado ali”, relata Manoel do Nascimento Barbosa Ferreira.
Ele diz que um dos assaltantes assumiu a direção do caminhão, que tombou ao tentar fazer uma curva no Largo do Retiro.
A cerveja ficou espalhada na pista. Cerca de 100 pessoas se aglomeraram na via e saquearam a carga.
Após o acidente, segundo o responsável pelo caminhão, os assaltantes fugiram. Ainda segundo o motorista, a carga era transportada de Alagoinhas para o Recôncavo Baiano. “Tinha umas 26 toneladas de cerveja”, contabiliza o motorista.
Agentes da Transalvador foram para o local e organizaram o fluxo de veículos na região. Pouco depois das 8h30, o caminhão foi retirado da via e o trânsito liberado.
Informações são do Site G1