Será realizado no próximo dia 29 de julho, um sábado, em Salvador, o Dia D de vacinação contra a febre amarela. Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o objetivo da estratégia é fortalecer o bloqueio contra a doença, já que o município não registrou nenhum caso suspeito em humanos. No Dia D, a imunização será realizada em todas as 126 salas de vacinas da rede municipal e em outros locais que ainda serão divulgados pela SMS.

A SMS afirma que, este ano, cerca de 381 mil pessoas foram imunizadas contra a febre amarela na capital baiana, e estima-se que outros 1,4 milhão de indivíduos ainda precisem se proteger contra a doença em Salvador.

A vacina é administrada em dose única para o público entre 9 meses e 59 anos. O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.

Além do Dia D, em 29 de julho, a vacinação também acontece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 17 horas, em todas as salas de vacina da rede municipal.

0 0 votos
Article Rating