Faltam três dias para terminar a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo deste ano. Esta campanha tem o objetivo de imunizar crianças a partir de 5 anos até adolescentes de 19. A meta do Ministério da Saúde é proteger 3 milhões de crianças e adolescentes, mas pouco mais de 100 mil foram vacinadas até o início de março.

Apesar da pouca procura pela vacina contra o sarampo, a doença já matou três pessoas este ano no Pará, São Paulo e Rio de Janeiro. A última vítima foi um bebê de oito meses.

Oito estados já registraram 338 casos, sendo a maioria em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em 2019, foram 16 mortes e mais de 18 mil contaminados, a maioria em São Paulo.

Além desta campanha que se encerra na próxima sexta-feira, 13, estão previstas outras duas etapas. Uma em junho para pessoas de 20 a 29 anos. E outra em outubro para crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Os casos de sarampo no Brasil começaram a surgir novamente em 2018, importados da Venezuela. Os primeiros locais contaminados no Brasil foram Amazonas e Roraima.

0 0 voto
Article Rating