A Câmara de Vereadores de Candeias aprovou por unanimidade, na tarde de hoje (28), o aumento dos servidores efetivos da prefeitura da cidade. Os edis votaram o projeto que foi enviado pelo prefeito, Sargento Francisco, após acordo do gestor e o sindicato dos servidores municipais, que apesar de aprovar indicativo de greve, acabou aceitando o aumento de 5,68%. A sessão contou com a presença do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Juscelino Santos.
Os vereadores analisaram o projeto e citaram a abertura de diálogo entre a prefeitura e os servidores. O vereador João Claudio (PMDB) frisou que se sente honrado em participar da mudança imagem da Casa perante aos servidores. “Agora a Câmara de Vereadores está cumprindo o seu papel de levar ao gestor as necessidades da população. Participamos ativamente deste processo de dialogo”, disse João.
A Vereadora da oposição, Rita Magalhães (PR), também aprovou o projeto, apesar de achar que o valor do aumento deveria ser maior. “Mas se o próprio servidor apoiou o aumento, quem seria eu para discordar?”, indagou Rita, que na oportunidade reconheceu que o prefeito Sargento Francisco ao dar esse aumento, quebrou um atraso de 27 anos, tempo que os servidores ficaram sem receber aumentos. A vereadora é prima das ex-prefeitas da cidade, Tonha Magalhães e amiga Jú, ainda acrescentou: “Eu pretendia estar aprovando um aumento bem maior”.
O Vereador Gil Soares (PTB) salientou que apesar da vontade dos vereadores de dar um maior aumento, deve ser analisado a questão financeira do município. “Não basta apenas vontade. Temos de fazer com que o prefeito cumpra a Lei que limita os gastos com a folha de pessoal”, disse Gil.
O vereador Fernando Calmon (PSD) disse que a votação do aumento dos servidores foi a mais importante da legislatura até agora. “Foi a votação que participei e que tive mais felicidade em dizer sim. Estou feliz em participar deste momento!”, exclamou.
A vereadora Marivalda Silva (PT) líder do governo, explicou que um novo momento está sendo vivido em Candeias, por ter um gestor dialogando e ouvindo os problemas da cidade. “Vejo com alegria essa abertura de diálogo. Antes as ex-prefeitas nem na mesa sentavam para discutir aumento. O prefeito tem os ouvidos abertos para toda comunidade”, salientou Marivalda.
A petista afirmou ainda que o resultado final do aumento que o prefeito enviou no fim das contas, supera os 5,68% acordados. “Um aumento de 3,68% agora, eleva o salário. Já o aumento de 2,00% que será em setembro, vai ser em cima desse salário que já passa a valer em Junho. No fim das contas, o aumento será de quase 7%”, afirmou a vereadora. Para a edil, ao dar esse aumento, o prefeito começa a escrever a sua história.
O projeto devera ser sancionado pelo prefeito Sargento Francisco amanhã e o aumento passará a valer a partir de 1º de Junho.