Na noite desta terça-feira (19), a Prefeitura de Candeias confirmou o primeiro óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) na cidade. A vítima era um paciente do sexo masculino, de 91 anos, com histórico de acidente vascular cerebral (AVC) há 4 anos. O idoso deu entrada no Hospital Municipal com sintomas compatíveis com os da doença; o falecimento ocorreu no dia 14 de maio.

“Esclarecemos que a confirmação do óbito só ocorreu na data de hoje (19). Seguindo as Diretrizes da OMS [Organização Mundial da Saúde] para Covid-19, foi informada na declaração de óbito do paciente a suspeita de CoronaVirus e coletada a amostra para a realização do exame RT-PCR, que é o padrão para confirmação, tendo o resultado sido liberado pelo Lacen (Laboratório Central do Estado) na data de hoje”, destaca nota municipal.

“O paciente foi sepultado de acordo os protocolos de segurança, de acordo com decreto 047/2020 considerando as recomendações referentes ao manejo de corpos no contexto do CoronaVírus, exaradas pela Secretaria de Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde. O decreto municipal em seu art. 4º definiu que nos casos suspeitos ou confirmados, uma vez realizada a preparação dos corpos pelas prestadoras de serviços, estes deverão seguir imediatamente para o sepultamento ou cremação, sem a realização da cerimônia de velório”, acrescenta.

Ademais, a prefeitura informa também que, até a divulgação do boletim desta terça, Candeias totaliza 108 casos confirmados do novo coronavírus: destes, 48 pacientes estão recuperados, 05 seguem em isolamento hospitalar e 01 veio a óbito.

Outros 168 casos foram descartados e 31 aguardam resultados dos exames.

Reprodução / Prefeitura de Candeias

Toque de recolher

Amanhã (20), entra em vigor o decreto que determina o toque de recolher como mais uma medida de endurecimento do isolamento social no combate ao novo coronavírus em Candeias. A medida foi anunciada na segunda-feira (18), pela gestão municipal.

Com isso, a partir da quarta-feira, até o dia 31 de maio, haverá restrição da circulação de pessoas na cidade, no horário das 20h até às 5h do dia seguinte. Saiba mais aqui.

0 0 votos
Article Rating