A semana quem vem promete ser decisiva na política de Candeias. Depois de quase quatro anos, finalmente, a justiça eleitoral dará uma resposta a prefeita Maria Maia, que é acusada de abuso do poder econômico, gastos não contabilizados da campanha (caixa 2) e o recebimento de R$ 266 mil de uma doadora que morreu quatro anos antes das últimas eleições municipais, nos Estados Unidos.
As investigações da doação da senhora Almerinda Monteiro dos Santos, morta em 2004, foram realizadas pela Policia Federal, que encaminhou o inquérito para o MPF (Ministério Público Federal) na Bahia. Baseado nas provas, o MPF ingressou com uma ação penal contra a prefeita Maria Maia. Além da prefeita, outras seis pessoas foram denunciadas pelo MPF e, se condenadas pelo TRE da Bahia, podem pegar de dois a seis anos de prisão por crimes de falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsos.
Pagando o pato – O vice prefeito de Candeias, Antonio Raimundo, mais conhecido como Loteba do PT, também foi denunciado pelo MPF( Ministério Público Federal). Mesmo não tendo participação nenhuma nos crimes eleitorais cometidos por Maria Maia, Loteba poderá ficar inelegível por 8 anos.
Segundo informações do radialista Roque Santos âncora do Jornal da Sucesso FM (93.1), que acompanha a política na Região Metropolitana de Salvador bem de perto, isso será uma injustiça, já que petista, nada tema ver com os crimes cometidos por Maia. “Respeito muito a justiça, mas acho que um cidadão de bem vai pagar o preço por algo que não cometeu. Recordo-me muito bem, que na eleição de 2008, Loteba, que será penalizado de maneira injusta, era totalmente contra uma aliança com Maria Maia, mas atendendo um apelo do partido (PT), aceitou ser o vice, mesmo contrariando seu pensamento”, o radialista acrescentou: “Infelizmente, o povo de Candeias perde, momentamente, uma pessoa que tem uma historia de luta e comprometimento. Mas lei ,é lei e determina que em caso de crime eleitoral a chapa seja penalizada, mesmo o vice não tendo envolvimento como é o caso de Loteba”.
Roque Santos, que foi mediador de 10 debates políticos na eleição de 2008, pela rádio Baiana FM e acompanhou a política de Candeias antes, durante e depois da eleição, demonstrou alegria com a possibilidade da cassação de Maria Maia. “Estou feliz porque percebo que a cidade não merece uma administração fracassada e, apesar de tardiamente, a justiça vai cassar uma prefeita incompetente e omissa, que nunca se preocupou com a população de Candeias. Fica a tristeza por uma pessoa simples e honesta está pagando um preço muito alto, por ser partidário”, finalizou.
Redação RMS Notícias