A prefeita Maria Maia (PMDB) conseguiu nos últimos dias uma articulação manter o comando do PMDB e dos dois vereadores que já estavam no partido. As informações passadas ao RMS Noticias por um dirigente do partido dão conta de que o vereador Sargento Francisco desistiu de sair do partido como havia ameaçado.
O Partido continua ainda com a vereadora Andrea Testa que deverá buscar a reeleição. Sargento Francisco resolveu continuar no partido para ser o indicado por Maria Maia para a sucessão. O vereador chegou a afirmar que não aceitaria o apoio de Maria Maia há alguns meses atrás.
Com a mudança no cenário administrativo, Sargento Francisco vislumbrou a possibilidade de ter o apoio da máquina administrativa, mas terá de enfrentar dentro da base governista, dois outros pré-candidatos, o secretário de Serviços Públicos Carlos Serravalle e o secretário de Obras, Carlos Alberto (PSDB).
Nas articulações informais e segundo dados do sistema Filia Web a prefeita terá o comando dos seguintes partidos: PMDB, PSDB, PMN, PSDC, PRB, PRP, PSL, PSC e do DEM com a filiação do secretário de Administração Flávio Pita que tomou o partido das mãos da ex-prefeita Tonha Magalhães.
O PRB partido da igreja Universal do Reino de Deus recebeu a filiação do ex-vereador Bom Jorge. Apesar de afirmar ao RMS Noticias de que não apoiaria o candidato de Maria Maia, o partido do Vereador recebeu o aval de Maria Maia e o ex-vereador ganhará seu apoio e do ex-vereador Toinho Bordoni que resolveu se distanciar da disputa eleitoral.
Com Maria Maia ainda seguem o PTdoB que apesar de ter Geogem Moreira como pré-candidato, tem o vereador Serrinha SS como apoiador da prefeita Maria Maia.