Foi publicado no Diário Oficial do Município de Candeias, na quarta-feira (22), o edital nº02/2013, que anuncia a abertura das inscrições para o processo seletivo do Programa Universitário de Candeias – PUC, nos dias 4 e 5 de junho de 2013, para concessão de bolsas parciais de estudo para estudantes de baixa renda.
Quem pode concorrer

Estudante universitário de baixa renda ou de renda insuficiente, servidor publico e/ou dependente comprovados, residente ou domiciliados no município de Candeias, comprovadamente sem condições de custear sua formação superior.

Etapas do processo
Caberá à Secretaria Municipal de Educação a seleção dos candidatos, que será realizada em duas etapas: A primeira etapa, de caráter classificatório e eliminatório, constituir-se-á de avaliação dos requisitos legais e conforme pontuação obtida, nos itens 11 e 12, do edital. A segunda etapa, de caráter eliminatório, constituir-se-á de análise de documentação do candidato entregue à Comissão, na data prevista conforme cronograma no item 5.

Requisitos
Para concorrer e ingressar no Programa Universitário de Candeias – PUC os candidatos deverão atender aos seguintes requisitos, conjuntamente:

– Não possuir graduação concluída em curso superior;
– Aceitar a contrapartida, na condição de bolsista, de prestação de serviços comunitários sob pena de perda do incentivo;
– assumir formalmente todas as obrigações decorrentes do programa, bem como assinar todas as declarações exigidas;
– não ter sido desligado anteriormente do programa devido ao descumprimento ou à violação das normas estabelecidas;
– não possuir bolsa de estudo de outras fontes, com as mesmas finalidades, ressalvadas as bolsas auxílio ou descontos concedidos pela própria instituição de ensino participante e Governo do Estado da Bahia.

– Comprovar:

a) aprovação em concurso vestibular para curso de ensino superior, devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC e/ou estar regularmente matriculado em curso autorizado ou reconhecido da rede particular de ensino superior, devendo o pré-candidato, no ato da entrega da documentação, apresentar comprovante de aprovação no vestibular ou comprovante de matrícula, acompanhada dos documentos pessoais e institucionais exigidos;
b) estar devidamente matriculado no ato de assinatura do termo de compromisso;
c) que reside ou tem domicílio, no município de Candeias há, pelo menos, 05 (cinco) anos e que tenha concluído o ensino médio em escola da rede pública municipal ou estadual;
d) ter concluído o Ensino Médio em rede privada como bolsista na sua totalidade, se for o caso;
e) que os seus rendimentos são insuficientes, total ou parcialmente, para a manutenção do custeio do curso superior;
f) ter renda familiar bruta fixada em, no máximo, 04 (quatro) salários mínimos, compreendendo salário, proventos, pensões, comissões, pró-labore, aposentadoria, além de outros especialmente valores provenientes de outros programas de cunho social.

Cronograma
4 e 5/6/2013: Entrega do pedido e da documentação, das 8h às 16h, no posto de inscrição localizado na Casa da Cultura.
14/06/2013: Publicação do Resultado
17/06/2013: Prazo para interposição de recursos
19/06/2013: Divulgação do Resultado Final
20 e 21/06/2013: Assinatura do termo de compromisso e apresentação da conta corrente do beneficiário.
Atenção! Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá ler integramente o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

Candidatos com deficiência
Das 180 bolsas do saldo remanescente, serão reservadas 10% (dez por cento) para candidatos com necessidades educacionais especiais. Estes candidatos deverão apresentar laudo médico original ou cópia autenticada, emitido nos últimos 12 (doze) meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência.
Confira relação de documentos exigidos para o ato da inscrição e outras informações no edital do processo seletivo, que está disponível no site WWW.candeias.ba.gov.br, seção “Diário Oficial”, edição nº 600 de 22 de maio de 2013, no mural do Paço Municipal e no mural da Secretaria Municipal de Educação.