Na semana passada um grupo de empresas que prestam serviços a Refinaria Landulfo Alves enviaram ao governador do Estado Jaques Wagner (PT), um pedido de providência em relação ao fechamento das vias que dão acesso as empresas da Refinaria.
O prejuizo para a RLAM foi de mais de R$ 10 milhões segundo fontes das empresas somente este mês e as tercerizadas somam prejuizos gigantescos. "A empresa está tendo de demitir profissionais para cobrir o prejuizo dos dias parados. Isso não é uma greve dos empregados. Eles vêem trabalhar mas não conseguem passar para trabalhar" afirmou o encarregado de uma empresa que não quis se identificar.
Além do prejuizo dos dias parados para as empresas, vários profissionais da região estão tomando falta no trabalho por não conseguirem chegar no local. João Pita Sales, 30, soldador, que presta serviço no Consórcio afirmou que seu salário veio cortado no ultimo mês. "Quando fui reclamar disseram que era os dias que não fui trabalhar. Eu fui, só que fui impedido. Estou muito revoltado e a empresa não quer saber de nada" disse.
Os empreiteiros que enviaram o pedido de providência ao governador Wagner informaram que os prejuizos poderiam desencadear problemas a etrutura financeira do estado.
O presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielle teria conversado com o governador no inicio da semana e demonstrado que os custos de produção na RLAM estaria aumentando e que a Bahia poderia ter problemas no abastecimentos dos postos de combsutivéis por que as carretas estavam perdendo quatro horas a mais na entrada e saida da base de operações.
O gerente geral da RLAM, Claudio Pimentel teria mostrado ainda um estudo com os impactos na produção da Refinaria.A RLAM é a segunda maior refinaria do país e maior produtora de parafina e gasolina do Brasil, e a Petrobrás esta investindo desde 2009 mais de R$ 3 bilhões de reais na ampliação da empresa.
O governador teria garantido uso de todas as forças do governo para garantir o livre acesso. Hoje a ordem para acabar com o movimento teria partido diretamente do gabinete do governador.
Politica x Manifestação
As manifestações eram conduzidas por Nerivaldo dos Santos, conhecido como Neri que já foi candidato a vereador em Candeias e nao logrou êxito. Como Candidato a deputado federal em 2010 aumentou sua votação, após encabeçar os protesto na região obtendo 1.075 votos.
Ligado politicamente ao deputado Estadual Sargento Isidório (PSB), Neri está filiado ao PCB em Candeias e deverá ser candidato a vereador ou a vice na chapa de Isidório. Resta saber se a antiga amizade com o governador foi abalada após o mesmo desmontar seu palanque politico no dia de hoje.