Aliado de primeira hora da atual prefeita Maria Maia (PMDB), desde que assumiu a prefeitura em 2008 com o vice-prefeito Jairo Santos e várias secretarias, o PTB pode abraçar o projeto da ex-prefeita de Candeias Tonha Magalhães (PR).
As conversas que estão adiantadas passariam pelo apoio do ex-vereador Gil Soares e de seu pai, o líder político João Soares. O fato é que Gil Soares até o dia 31 de março era secretário da gestão de Maria Maia, o que indicava que o mesmo se sentia confortável com a posição política do PTB de apoiar a gestão.
Mas, para a surpresa de todos, quando a prefeita Maria Maia anunciou o apoio ao então secretário de Serviços Públicos, Carlos Serravalle (PMDB), o PTB deu para trás e procurou a ex-prefeita Tonha. A mesma que busca apoio de todos os partidos políticos, deixou de lado tudo o que já disse sobre o pai do ex-secretário e o convidou a apoiar a sua tentativa de voltar ao poder de Candeias.
João Soares também esqueceu tudo o que já disse da ex-prefeita e acertou os detalhes da entrada do PTB na aliança majoritária e na proporcional. O PTB precisa de garantias políticas, já que tentará eleger de três a quatro vereadores que são: Nem de Barão, Serrinha da Caixa (também ex-secretário) e o próprio Gil Soares, além de reeleger o vereadoer Jairinho.
Contra a Aliança
Mas um fato tem emperrado a entrada do PTB no bloco da ex-prefeita: o atual vereador Jairo Santos, que é abertamente contra uma aliança com a mesma. Jairinho foi um dos mais combativos oposicionistas da ex-prefeita durante o seu ex-governo.
Durante sua vida política o vereador sempre discordou da forma de fazer política de Tonha, tanto que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Maria Maia em 2004 e que assumiu a gestão em 2008 quando da posse da prefeita. Quando vereador, Jairo foi inclusive presidente de uma CPI que investigou fraudes em obras na cidade.
Ao abrir mão da vaga de vice para a prefeita Maria Maia compor com o PT em 2008, Jairinho foi candidato a vereador. Sempre atento aos fatos que ocorrem em Candeias, o legislador rompeu com a prefeita Maria Maia no primeiro ano da sua segunda gestão e se aproximou politicamente dos oposicionistas da prefeita. Chegou a ser candidato a presidente da casa com os votos oposicionistas, mas a briga da presidência foi parar na Justiça.
Nos bastidores da Câmara de Vereadores a informação é que o edil descobriu na semana passada que a ex-prefeita, que agora quer o apoio do PTB, usou sua força política para impedir que o vereador chegue a presidência da casa.
Fontes ligadas ao RMS Notícias afirmaram que o vereador teria ficado irado com a informação de que Tonha teria preferido a continuidade do atual presidente da Câmara, Sargento Francisco (PMDB) na presidência e teria afirmado que fará de tudo para evitar que o PTB entre na chapa dela. O RMS Notícias entrou em contato com o vereador para confirmar a informação mas o mesmo negou: ''Olha, fiquei realmente sabendo desta informação por ouvir dizer, mas acho que é especulação'', finalizou. Jairinho tambem negou qualquer tipo de desentendimento com o filho da ex-prefeita Tonha Magalhães. "Isso é uma invenção; não tive nenhum tipo de desentendimento com Preto Magalhães. É mentira de quem falou", assegurou ele.
Aliados ou Inimigos
O PTB foi aliado de Maria Maia do começo do governo até o fim do prazo de desincompatibilização eleitoral. O partido foi o segundo maior da gestão e conseguiu ter quatro secretarias: a chefia de governo foi dada a Milton Santana, a secretaria de Planejamento a Marcus Vinicius, a secretaria de Indústria e Comércio a Gil Soares e a de Habitação a Serrinha da Caixa.
Nada disso parece contar nos dividendos políticos do PTB, que deve apoiar a maior rival da atual prefeita Maria Maia – a ex-prefeita Tonha Magalhães.