Apesar da prefeita de Candeias, Maria Maia (PMDB), permanecer no cargo por conta de uma liminar expedida pelo Tribunal Superior Eleitoral, a situação política da cidade permanece incerta. A tentativa de posse frustrada pelo presidente da Câmara, Sargento Francisco (PMDB) parece ter alertado a prefeita de que algo de errado acontece em sua base.

Quando a expectativa era de que o presidente da Casa aguardasse a decisão da liminar em Brasilía, o que foi visto na casa legislativa foi uma tentativa de posse do quase novo prefeito Francisco Conceição. O Que chamou atenção da sociedade que estava presente, foi que oito vereadores estiveram presentes na sessão, inclusive os vereadores da base. Apenas os vereadores de oposição, Marivalda (PT) e o Jairinho (PTB) não estiveram presentes.

Na segunda feira pela manhã a prefeita convocou uma reunião extra com seus secretários para rediscutir a situação política da cidade. Na convocação a prefeita teria deixado explícito que a convocação era uma forma de analisar a situação da Câmara em relação ao governo.

Segundo um secretário da Administração que não se identificou, a prefeita afirmou que faria um renegociação partidária para tirar alguns inimigos e privilegiar seus verdadeiros companheiros. "A prefeita que agradar suas verdadeiras formiguinhas, que foram esmagadas por alguns elefantes que agora quiseram tomar o cargo da prefeita" disse o interlocutor. A mesma teria se definido como "decepcionada" em relação ao presidente da Câmara.

Outra situação que se mostra agora indefinida é a informação de que um recurso no Tribunal de Justiuça da Bahia poderia reverter a presidência da Casa de Vereadores.

Na seara dos recursos, em Brasília a informação é de que será publicado hoje decisão da liminar que deixou a prefeita continuar administrando Candeias. Hoje o Ministério Público Eleitoral e a chapa que entrou com recurso para cassar a prefeita poderão recorrer da decisão.

Na sexta feira, o advogado que defende a prefeita Magno Israel Miranda Silva, foi mais rápido do que a acusação e juntou manifestação e documentos na defesa da prefeita.