Tonha Magalhães viu seu império ruir dentro de Candeias nos últimos 5 anos, depois de perder a eleição para Maria Maia (PMDB) tentou se reeleger deputada pelo PR mas não teve êxito. Ela e seu filho Junior Magalhães formaram uma dupla que não conseguiu demonstrar força e perderam juntos.
Desta vez, Tonha Magalhães se coloca como uma das mais fortes candidata a sucessão da prefeita Maria Maia, tentando ser o nome da oposição a prefeita. Tonha que tem grandes laços de amizade com o ex-senador César Borges continua no PR para tentar voltar a prefeitura de Candeias.
A sua coligação encontra muitas resistência e rejeição. Até o momento apesar da grande força política que tem na cidade, a ex-deputada só conseguiu agregar ao PR, o PSD de Otto Alencar que não tem tempo de rádio, apesar de ser um dos partidos mais forte do País.
A ex-prefeita Amiga Ju se filiou ao PR e será candidata a vereadora. A ex-prefeita Tonha tenta ainda ter de volta na sua coligação o apoio do PTC, cujo partido tinha uma vereadora na Câmara de Candeias que migrou para a base da prefeita. O PRTB e o PPL estão sendo cotados para ir para base da ex-deputada.
A ex-deputada tentou ainda trazer o PV, mas recebeu a negativa do partido que quer apostar em um nome novo para a disputa eleitoral.