O ex-prefeito de Salvador ACM Neto foi o alvo do último debate na tv aberta realizado pela TV Bahia, na noite desta terça-feira (27), com os candidatos ao governo da Bahia.
Além da estratégia de isolar o candidato do União Brasil, os adversários petista Jerônimo (PT), o bolsonarista João Roma (PL) e Kleber Rosa (Psol) também criticaram Neto por causa da sua autodeclaração como “pardo” no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Tanto a candidatura ‘afroconveniente’ quanto a do PT tem mania de cobrar impostos. Eu represento um governo diferente”, alfinetou Roma.
Reforçando o coro, Jerônimo se referiu ao tema como um “Desrespeito muito grande ao povo negro, pessoas que lutam por esse tema. Virou chacota nacional”, disse.
Diante dos comentários a respeito da autodeclaração como “pardo”, ACM Neto pediu direito de resposta e explicou que não recebeu a verba destinada pelas legendas para candidatos negros.
“Me autodeclarei pardo porque assim me vejo. Não recebi nada a mais por isso”, afimou.
Apesar da justificativa, o candidato Kleber Rosa, rebateu a declaração.
“Eu não posso dizer que sou branco, que é assim que me vejo. Declaração racial é dada no trato social. Eu não tenho a opção de me passar por branco, ainda que isso possa me conceber alguma vantagem. O senhor deveria ler mais sobre discussão racial no Brasil”, disse.