Quando você acorda, continua cansado? Independente da quantidade de horas que você dormiu, sente que o sono não foi reparador?
É preciso tomar cuidado – o cansaço nem sempre é só sinal de falta de sono e pode ser um sintoma de problemas como ansiedade, estresse, anemia, apneia do sono e até insuficiência cardíaca, como mostraram a neurologista Dalva Poyares e a pneumologista e especialista em sono Luciana Palombini no Bem Estar desta segunda-feira (19).
No entanto, de maneira geral, a maioria das pessoas se sente cansada por não dormir bem e, segundo as médicas, a falta de sono chega a ser uma epidemia mundial – nos últimos 20 anos, em todo o mundo, a população reduziu 1h30 de sono por dia.
Em São Paulo, um estudo feito pelo Instituto do Sono ouviu 1.000 pessoas e apontou que a média de sono do paulistano é de 6,5 horas No entanto, de maneira geral, o ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite já que um sono de menos de 6 horas já chega a oferecer riscos para a saúde.
Porém, mais importante que a quantidade de horas dormidas, é necessário que a pessoa tenha ainda entre 4 a 6 ciclos de sono para que o corpo se recupere fisicamente e mentalmente.
No caso da pessoa ansiosa, por exemplo, ela consegue atingir todos esses ciclos, porém o tempo de permanência nas últimas fases, que são as mais reparadoras, é menor. *G1.