Na sexta-feira, 29 de janeiro, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou o cancelamento do ponto facultativo durante o período do Carnaval 2021. O objetivo da medida é conter o avanço da Covid-19 no estado.

Na Bahia, por exemplo, na terça-feira, 26 de janeiro, a mesma decisão já havia sido adotada pelo governador Rui Costa (PT).

“O governo de São Paulo, assim como a prefeitura da capital, cancela o ponto facultativo do carnaval. Portanto, não teremos feriado de carnaval em todo o estado. Essa é a recomendação do Centro de Contingência para, com isso, manter sob controle a expansão da pandemia”, disse Doria.

Na oportunidade, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, salientou que apesar de as prefeituras terem autonomia para tomar a decisão, a orientação é que sigam a recomendação do governo estadual.

“O governo do estado toma esta decisão por entender que, pela saúde, é o mais correto para seguir com esse arrefecimento da evolução da pandemia no estado. É um ponto facultativo, portanto, o governo do estado, tomando essa decisão, as prefeituras também têm essa prerrogativa no que tange os serviços municipais.”, pontuou o secretário.

Outras informações

Ainda na mesma coletiva, o governo de São Paulo divulgou mudanças na reclassificação do plano estadual de flexibilização econômica. Este final de semana será o primeiro em que todo o estado estará na chamada fase vermelha.

Nesta fase, só estão autorizados serviços essenciais, como padarias, mercados e farmácias. Já os bares, restaurantes e comércio não podem funcionar.

0 0 votos
Article Rating