O Carnaval de Salvador terá mais de 1 mil atrações gratuitas nos circuitos oficiais, palcos temáticos e bairros. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7), durante o lançamento da festa momesca de 2023. Serão 600 atrações nos circuitos e 400 nos palcos e bairros.

Além dos sete circuitos oficiais (Dodô, Osmar, Batatinha, Orlando Tapajós, Sérgio Bezerra, Mestre Bimba e Riachão), a festa vai acontecer também em dez bairros e nas três ilhas, além de palcos espalhados pela cidade, a exemplo do Brisas, que fará a folia na Barroquinha.

O prefeito Bruno Reis disse que a maioria das novidades está concentrada no Centro, em um projeto chamado “Cole no Centro” e ressaltou apoio aos blocos afro.

“São mais de 150 instituições que receberão o apoio direto da Prefeitura. A partir destes dois pilares, de um lado o reposicionamento do Carnaval do Centro, do outro o fortalecimento do Carnaval Cultural, em especial com os blocos que refletem a nossa história, é que vamos fazer a folia deste ano”, afirmou.

Fuzuê e Furdunço

O público já terá uma prévia da festa neste final de semana, com o pré-Carnaval do Fuzuê, que levará 42 atrações no sábado (11), e do Furdunço, com 53 grupos e artistas no domingo (12). Juntos, os dois eventos vão reunir 95 atrações no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), para pavimentar o início do reinado de Momo. Totalmente gratuitos, os eventos de pré-Carnaval contarão com grandes atrações musicais, como Gerônimo Santana, BaianaSystem, Mudei de Nome, Escandurras, Danniel Vieira, Lincoln Sena, Tuca Fernandes, Armandinho e muito mais.

O pré-Carnaval tem continuidade na próxima terça-feira (14), com mais uma edição do Pipoco, tradicional arrastão sem cordas puxado por Léo Santana, no Circuito Orlando Tapajós (Clube Espanhol até o Farol da Barra). Na quarta-feira (15), os bloquinhos e fanfarras continuam a animar a cidade no circuito Sérgio Bezerra (Monumento do Cristo até o Farol da Barra).

Abertura oficial

O primeiro trio oficial a desfilar no Circuito Dodô (Barra/Ondina) será o da cantora Ivete Sangalo. A artista abre o Carnaval em desfile inédito, a partir das 15h30. Antes da apresentação acontecerá o ato simbólico de início da folia, quando o prefeito entrega as chaves da cidade ao Rei Momo, e a partir daí a capital baiana segue os tradicionais trâmites dos dias de festa e alegria da maior festa de rua do planeta.

Quinta da Pipoca – A abertura do Carnaval de Salvador vai além do trio pipoca de Ivete. Na quinta-feira, no Circuito Dodô, a folia será comandada por Saulo Fernandes, Claudia Leite, Léo Santana, Lincoln Sena, Timbalada, Tatau, Parangolé, Wilsinho Kraychete, Araketu, Babado Novo, Chiclete, Lá Furia, A Dama, Pipoca do Cheiro e Afrocidade.

Outros grandes nomes vão desfilar gratuitamente durante o Carnaval. Daniela Mercury, Thiago Aquino, O Kanalha, Oh Polêmico, Igor Kannário, Kart Love, Psirico, Major Lazer, Márcia Castro, Juan e Ravena, Bailinho de Quinta, Patrulha do Samba, Carla Cristina e Banda DH8, são alguns dos nomes que passam pelo circuito. Ainda no Circuito Dodô, o folião vai contar com o Beco das Cores, torre eletrônica que fica localizada na Rua Dias D’Avila, na Barra, e a Torre Eletrônica no Farol da Barra, que é sempre ativada após a saída do último trio.

Cole no Centro – No Centro Histórico de Salvador a animação não tem hora para acabar. Serão mais de dez pontos de festa dentro da festa. Além dos tradicionais trios desfilando na Circuito Osmar (Centro) e dos bloquinhos no Circuito Batatinha (Pelourinho) contagiando os turistas e famílias inteiras, a Prefeitura organizou dez pontos estratégicos com muita música e diversidade, para garantir que o folião cole no trecho mais tradicional da folia na da capital baiana.

 

 

0 0 votos
Article Rating