O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (SINPOJUD), declara que cerca de 1400 cartórios serão fechados toda última semana de cada mês. A decisão, que foi tomada em assembleia realizada no último dia 29 de abri, já começa a valer nesta segunda-feira (27) e vai até sexta-feira (31) em todo estado da Bahia.

De acordo a assessoria do SINPOJUD, o parecer foi confirmado pelos servidores que, se queixam da situação em que se encontram os cartórios que não foram privatizados.

Em nota o Sindicato diz que os trabalhadores reclamam da escassez de funcionários, sucateamento dos cartórios, e agressões sofridas por esses servidores por parte da população, além de pagamento da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET), aparelhamento dos cartórios, publicação de edital de remoção para todos os servidores do judiciário e realização de concursos.

Através da assessoria de imprensa o TJ alega na Bahoa há 1463 cartórios extrajudiciais e que apenas 145 servidores optaram por deixar o serviço público e passarem a prestadores de serviços nos cartórios. Ainda segundo o TJ, o concurso está suspenso pela empresa que venceu a licitação para realização das provas.