Um casal de baianos, naturais da cidade de Vitória da Conquista, está entre os 19 brasileiros presos em Boston, nos Estados Unidos, devido a um esquema de estelionato. O governo estadunidense estima que mais de 2 mil pessoas tiveram suas identidades roubadas e usadas no crime.
Wemerson Dutra Aguiar, de 25 anos de idade, e Priscila Barbosa, de 35, são acusados de participar da ação criminosa que envolvia a criação de contas fraudulentas em aplicativos de entrega e transporte, segundo divulgado pelo Correio, nesta terça-feira (11). As contas em questão eram vendidas a motoristas que não tinham qualificações para operar naquele tipo de serviço.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informa que esse esquema incluía o uso de “bots” automatizados e falsificação de GPS para aumentar a receita obtida através das contas falsas de motoristas. O ato criminoso ocorria desde 2019 e os participantes do esquema fraudaram pelo menos cinco empresas de transporte e entrega do país.
Para o procurador Nathaniel R. Mendell, os criminosos estavam se aproveitando da atual circunstancia da pandemia, na qual cidadãos necessitam cada vez mais de serviços do gênero, para se locomover ou pedir comida. Ainda de acordo com o Correio, o casal baiano acusado de participar do esquema pode pegar até 20 anos de prisão, além de precisar pagar uma multa de 250 mil dólares ou duas vezes o ganho bruto obtido através do crime.