O casarão que veio a baixo no bairro do Comércio, em Salvador, foi alvo de vandalismo neste domingo (28). O prédio está em processo de demolição e foi arrombado, teve portas arrancadas e ferragens levadas.

de acordo com testemunhas, logo após a equipe que trabalha na demolição deixar o local no final da tarde, os suspeitos invadiram o local realizando o saque. A suspeita é de que pessoas em situação de rua da região tenham invadido o casarão.

O imóvel abrigou o Restaurante Colon por 107 anos. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e a Defesa Civil de Salvador (Codesal) são as responsáveis pela operação.

Em nota, a Sedur informou que a demolição do casarão vai acontecer de forma gradativa para não abalar estruturas vizinhas e para preservar a estrutura do imóvel histórico e a segurança dos profissionais.

O desabamento:

O desabamento ocorreu na última quinta-feira (25/01), por volta das 12h. Na ocasião, técnicos da Codesal ampliavam a área de isolamento do imóvel.

LEIA TAMBÉM

VÍDEO: casarão desaba no comércio de Salvador

O vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o momento em que o casarão do antigo restaurante Colon, no Comércio, desaba nesta quinta-feira (25). Na gravação, feita de um prédio em frente ao local danificado, é possível ver pessoas passando pelo momento do desabamento. Elas correm e um homem fica parado.

Funcionários de uma papelaria ao lado do edifício, na Praça Conde dos Arcos, também testemunharam quando um pedaço de argamassa se espatifou na calçada, deixando os tijolos à mostra. Eles avisaram a Defesa Civil.

VEJA O VÍDEO A SEGUIR:

Em outubro do ano passado, um casarão e uma loja de roupas pegaram fogo, na Av. Sete de Setembro, um dos pontos mais comerciais de Salvador.

As chamas começaram na madrugada e, segundo pessoas que estavam no local, o foco do incêndio foi no imóvel abandonado e acabou se alastrando pelo estabelecimento que fica ao lado.

Os bombeiros atuam desde o início do incidente, mas até agora o fogo ainda não foi totalmente controlado. De acordo com o proprietário da loja, no andar de cima há um grande estoque de madeira, o que deve estar contribuindo para a força do incêndio.

Uma parte do casarão desabou por conta do ocorrido. Para o prosseguimento do trabalho de combate às chamas, parte da Av. Sete está bloqueada, em dois pontos: na altura da Praça da Piedade e na saída da Rua do Paraíso.

Funcionários de Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e da Defesa Civil (Codesal) estão no local.

0 0 votos
Article Rating