Conforme publicano no Portal Bahia no Ar, sobre o caso da filha da deputada Moema Gramacho (PT), Michele Gramacho, que trabalha como jornalista na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), apesar de ser formada em publicidade e propaganda, não envolve tão somente a família da petista. O deputado estadual e presidente da Alba, Marcelo Nilo nomeou a própria filha, a veterinária Renata Pinto Santana Nilo, a ocupar o cargo de assessora especial do gabinete da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o que envolve um salário de até R$ 12 mil reais.

 

Filha de Marcelo Nilo.
Filha de Marcelo Nilo.

 

Antes, Renata era assessora técnica da Superintendência de Estudos e Pesquisas Ambientais da Sema. A exoneração e a nomeação de Renata foram publicadas no Diário Oficial do Estado do dia 12 de maio deste ano. Na lista de pedetistas ou pessoas ligadas a pedetistas que emplacaram cargos, estão José Pirajá Filho e Guilherme Bonfim. Eles foram nomeados, respectivamente, a primeiro e segundo suplentes do Conselho do Meio Ambiente, órgão também vinculado à Sema. José Pirajá também é o atual chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura (Seagri), chefiada por Paulo Câmera, deputado estadual licenciado pelo PDT. Já Bonfim é filho do ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o pedetista João Bonfim. A Seagri tem ainda outro pedetista em bom cargo: Ramon Fernandes, diretor geral do gabinete, e filho do deputado estadual Euclides Fernandes.

Sobre as críticas que circulam pelos corredores, de que, enquanto partidos da base aliada ainda pleiteiam cargos no segundo escalão do governador Rui Costa, o PDT continua a emplacar nomes, o presidente da Assembleia afirma que o paralelo é completamente incoerente. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra”, pontuou. Questionado a cerca da nomeação da filha, a veterinária Renata Nilo, ele desabafou: “Minha filha é nomeada há sete anos. Eu nem sabia que ela mudaria de cargo. Eu não vou comentar isso, porque já é demais”, disse.
O secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, informou que “desconhecia” o fato da veterinária ser filha do deputado Marcelo Nilo. Segundo ele, a ascensão dela se deu pela competência. “Nem sabia que era filha dele. Ela é uma profissional competente, excelente profissional”, frisou. Spengler explicou que Renata trabalha em um programa de Vigilância Sanitária acompanhando laudos e normas técnicas para o licenciamento e fiscalização de produtos da indústria alimentícia, em especial carnes bovinas. “É um programa em parceria com a Secretaria de Saúde”, justifica.
O secretário Josias Gomes também não vê problema. “Não importa que seja filho deles. O que importa é se o secretário tem nela (filha de Nilo) uma jovem profissional, uma pessoa competente… O que importa para nós é o resultado que o trabalho dessas pessoas faz. E eu creio que o trabalho da filha de Nilo é bom, pois conheço o secretário da Sema e sei da exigência que ele faz pra seus cargos de confiança. Se esses partidos me procurarem, eu diria que é isso o que eu acho”, comentou.

*Com informações do jornal Tribuna da Bahia