Suspeitando de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha interferido na Polícia Federal durante a investigação do caso que envolve o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, o Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que a apuração seja enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Como justificativa para o pedido, o órgão se vale de interceptações telefônicas de Milton indicando a possibilidade de vazamento das investigações do caso.
“Outrossim, nesta oportunidade, o MPF vem requerer que o auto circunstanciado nº 2/2022, bem como o arquivo de áudio do investigado Milton Ribeiro, que aponta indício de vazamento da operação policial e possível interferência ilícita por parte do residente da República Jair Messias Bolsonaro nas investigações, sejam desentranhados dos autos e remetidos, de maneira apartada e sigilosa, ao Supremo Tribunal Federal”, o Ministério Público diz.
O pedido então foi atendido pelo juiz Renato Boreli, da 15ª Vara de Justiça Federal de Brasília. A relatora do caso no STF será ministra Cármen Lúcia.
Milton Ribeiro foi preso na quarta-feira (22), durante operação da Polícia Federal que apura esquema de corrupção no Ministério da Educação. Ele conseguiu soltura logo no dia seguinte.
Não precisa nem investigar todo mundo sabe que ele interferiu na PF para soltarem o ex ministros e tentar abafar o caso