O gerente de segurança do Comitê Organizador Local (COL), da Copa das Confederações, Hilário Medeiros, anunciou nesta segunda-feira, 27 que a “caxirola” – instrumento criado pelo percussionista baiano, Carlinhos Brown, está oficialmente fora da Copa das Confederações. Medeiros aproveitou a coletiva marcada para anunciar o esquema operacional do amistoso entre Brasil e Inglaterra, no domingo, 2, no Maracanã para fazer a declaração.
O mesmo disse ainda que não será permitido acesso ao estádio portando nenhum tipo de instrumento. “Estamos adotando isso já nos jogos-testes e, na Copa das Confederações, essa regra também vai valer", disse Medeiros.
O responsável pela segurança dos jogos, alega que o principal motivo para a proibição do instrumento foi o incidente que aconteceu durante o Ba-Vi do último dia 28 de abril, na arena Fonte Nova, no qual o Bahia foi derrotado pelo Vitória por 2 a 1.
Na ocasião o jogo precisou ser interrompido ainda no primeiro tempo para a retirada de algumas caxirolas arremessadas, em forma de protesto, pela torcida do Bahia.