A Confederação Brasileira de Futebol e o Atlético de Madrid se manifestaram a respeito da atitude de cunho racista protagonizada por torcedores do clube espanhol, que penduraram um boneco simulando o enforcamento do atacante Vinicius Júnior, que defende o Real Madrid.
Através do perfil oficial a CBF pede que uma investigação seja realizada e os autores punidos. “A CBF repudia veementemente os atos racistas sofridos mais um vez por Vini Jr. A intolerância e a discriminação não fazem parte do esporte e devem ser extintas da sociedade. Esperamos que os responsáveis sejam identificados e punidos perante a lei”.
Logo após o ocorrido e circulação das imagens o Atlético de Madrid também se manifestou e repudiou a situação. “São esses fatos repugnantes e inadmissíveis que envergonham a sociedade. A nossa condenação de qualquer ato que atente contra a dignidade de pessoas ou instituições é contundente e categórica.
A rivalidade entre os dois clubes é máxima, mas o respeito também. Nenhum indivíduo, quaisquer que sejam suas intenções ou cores, pode manchar a convivência entre diferentes torcidas. É responsabilidade de todos evitá-lo.
Desconhecemos o autor ou autores desse ato desprezível, mas o anonimato não isenta sua responsabilidade. Esperamos que as autoridades possam esclarecer o ocorrido e que a justiça ajude a banir esse tipo de comportamento”.