A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira, através de seu site oficial, os nomes dos sete jogadores convocados por Luiz Felipe Scolari para integrar a “lista reserva” da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. A principal novidade é o atacante Alan Kardec, ex-Palmeiras e atualmente no São Paulo, que nunca foi lembrado por Felipão durante todo o ciclo. Ele, inclusive, aparece na convocação da CBF ainda como jogador do Palmeiras. Minutos mais tarde a entidade atualizou o clube para Sâo Paulo.

Além do novo camisa 14 tricolor, integram a relação: Diego Cavalieri (Fluminense), Filipe Luis (Atlético de Madrid), Lucas Leiva (Liverpool), Lucas (PSG), Miranda (Atlético de Madrid) e Rafinha (Bayern de Munique). Estes atletas, no entanto, só disputarão o torneio da Fifa caso haja cortes na lista dos 23 convocados por Felipão na semana passada, no Rio de Janeiro.

Alan Kardec é o único jogador desta “mini-lista” que nunca foi convocado por Scolari desde que o treinador reassumiu o comando da Seleção Brasileira, em novembro de 2012. O atacante, então no Palmeiras, chegou a ser cogitado para participar do amistoso contra a África do Sul após visita de Felipão ao CT do Palmeiras, no início deste ano, mas não foi lembrado. De lá para cá sagrou-se artilheiro do Campeonato Paulista, desentendeu-se com a diretoria alviverde e acertou transferência ao São Paulo.

Caso Fred ou Jô tenham que ser cortados, será ele, certamente, o convocado para ir à Copa, uma vez que é o único centroavante presente na lista de sete jogadores divulgadas pela CBF. Graças à mudança de clube, ele não atua desde o dia 20 de abril, quando anotou o gol da vitória do Palmeiras sobre o Criciúma, por 2 a 1, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Kardec foi, inclusive, apresentado no São Paulo nesta segunda-feira, tendo realizado o seu primeiro treinamento com a camisa tricolor.

De resto, Felipão só chamou atletas com os quais já havia contado durante o ciclo até a Copa do Mundo. Diego Cavalieri, Filipe Luis e Lucas Moura estiveram na Copa das Confederações, mas perderam espaço para Victor, Maxwell e Willian, respectivamente.

Por sua vez, Miranda e Rafinha foram convocados apenas uma vez por Scolari. O zagueiro, destaque do Atlético de Madrid no Campeonato Espanhol e na Liga dos Campeões da Europa, foi para Wembley, onde o treinador reestreou no comando brasileiro com derrota para a Inglaterra, em março de 2013, enquanto o lateral do Bayern de Munique viajou à Johanesburgo para enfrentar a África do Sul, já neste ano, no último jogo da Seleção antes da lista final para a Copa. Eles perderam lugar entre os 23 para Henrique, do Napoli, e Maicon, da Roma, respectivamente.

Entre as ausências desta lista de sete jogadores divulgadanesta terça-feira, destaque para Philippe Coutinho, jovem meia que fez boa temporada pelo Liverpool e era cogitado para integrá-la, e Robinho, que agradou quando foi chamado para enfrentar Chile e Honduras, no ano passado, e tinha, inclsuive, o seu nome especulado na convocação dos 23 jogadores que disputarão o Mundial do Brasil.

Veja a lista dos “suplentes” brasileiros para a Copa do Mundo:

Goleiro

Diego Cavalieri (Fluminense)

Defensores

Filipe Luis (Atlético de Madrid)

Miranda (Atlético de Madrid)

Rafinha (Bayern de Munique)

Meio-campistas

Lucas Leiva (Liverpool)

Lucas Moura (Paris Saint-Germain)

Atacante

Alan Kardec (Palmeiras)

Com informações do Terra