Aspecto de abandono, insegurança e inatividade retrata a realidade do Centro de Controle de Zoonoses de Camaçari (CCZ). “O que ainda mantem a unidade em funcionamento é o empenho dos servidores do local. Pois, as condições de trabalho e infraestrutura são lamentáveis”, afirma o secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan, durante visita ao local, situado na BA-512, próximo a UNEB.
Matagal por todos os lados, iluminação de toda área externa danificada, paredes com sérios problemas de rachadura, salas e refeitório interditadas devido desabamento do forro, curral e pasto com capacidade limitada para acolher cavalos, canil com grades completamente enferrujadas, área de estoque de ração e medicamentos sem condições sanitárias adequadas, sem isolamento para animais com raiva, sem contato de telefonia e internet. Esse é um breve resumo do quadro da CCZ deixado pela gestão passada.
“Não temos nenhuma segurança. Já foram vários os arrombamentos. O nosso curral é invadido constantemente para furto dos cavalos capturados. A noite isso aqui é um breu. Não tem nenhuma iluminação a não ser a luz da administração e um pequeno poste lá fora que mal ilumina ao redor do mesmo. Trabalhamos sem nenhuma condição e em total insegurança. Os motoristas dos ônibus não podem parar aqui na frente por falta de um ponto de parada. Dessa forma nossa equipe tem que descer lá na UNEB ou no CEPED e vir andando pelo acostamento da pista, sujeitos a atropelos e assaltos”, relata a veterinária Adriana Oliveira de Almeida.
Adriana ainda acrescenta que, “de acordo com o IBGE são necessários nove veterinários para o CCZ de Camaçari. Contudo, atuamos apenas com três. Sendo que um ainda está com restrições médicas”.
Um novo projeto arquitetônico para CCZ já foi feito, dentro das exigências do Ministério da Saúde, e apresentado na gestão passada. Contudo, o mesmo não saiu do papel. “Já solicitei esse projeto para analisá-lo. De antemão, estou agendando uma reunião com a Defesa Civil e a Secretaria de Agricultura e Pesca, pois são pasta que estão ligadas ao trabalho realizado na CCZ, para discutirmos uma solução imediata para esses problemas”, disse Elias Natan.
0 0 votos
Article Rating