Milhares de brasileiros se reuniram em diversas capitais do país nesta segunda-feira (17) em apoio ao Movimento Passe Livre (MPL). Apesar de unidos em decorrência dos problemas e das altas tarifas do transporte público, quem foi até os protestos pôde conferir uma série de queixas: críticas ao dinheiro investido nas Copas, ao sistema público de Saúde, de Educação, dentre uma série de reivindicações.
Aqui em Salvador, a manifestação ocorreu na região do Iguatemi e contou com pelo menos cinco mil participantes. A Transalvador chegou a afirmar que oito mil pessoas se reuniram para protestar, mas depois voltou para trás e afirmou que foram apenas 3 mil – número divulgado pela Polícia Militar.
manifestação totalmente pacífica, eles tomaram o controle de duas das principais avenidas da cidade: Antônio Carlos Magalhães e Tancredo Neves. Com uma grande faixa demonstrando "solidariedade contra o aumento" das tarifas em São Paulo, os milhares de manifestantes seguiram até o final da Tancredo Neves e depois retornaram até a região do Iguatemi, para a estação de transbordo, onde conseguiram entrar gratuitamente em ônibus para retornar para casa.
Não houve registro de pessoas feridas e nem de confrontos com a Polícia Militar, que acompanhou a passeata sem interferir na mobilização. Foram registrados pequenos casos de vandalismo por pessoas isoladas do movimento, que picharam as paredes de um viaduto e alguns ônibus com palavras de ordem.
Outra manifestação do grupo está marcada para ocorrer nesta quinta-feira (20). As pessoas irão se reunir às 14h no Campo Grande e, então, seguirão em passeata até a Arena Fonte Nova. *Correio