Centro de Enfrentamento ao Coronavírus de Monte Gordo começa a funcionar nesta segunda (6)

O centro atuará com uma equipe médica e seu funcionamento será das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Foto: Thiago Canuto

As ações estratégicas de combate à pandemia da Covid-19 em Camaçari vão ganhar mais um reforço a partir desta segunda-feira (6). É que os moradores da costa do município, sintomáticos da doença, vão poder recorrer ao Centro de Enfrentamento ao Coronavírus instalado em Monte Gordo. O equipamento, montado ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade de São Bento, recebeu na manhã deste domingo (5), a visita do prefeito Elinaldo Araújo.

De acordo com a gestão municipal, outros cinco centros serão implantados: em Arembepe e Fonte da Caixa, na costa; e no Gravatá, Phoc’s e Ponto Certo, na sede. “Aqui, em Monte Gordo, será uma das bases de acolhimento e triagem dos pacientes sintomáticos do município, para avaliação clínica e devidos encaminhamentos”, pontuou o chefe do Executivo.

O centro atuará com uma equipe médica, composta por um médico, dois enfermeiros e três auxiliares de enfermagem. O funcionamento será das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. Com estrutura ampla, a unidade conta com salas de espera; acolhimento; de procedimento; de medicação; de observação masculina, feminina e pediátrica; dois consultórios médicos; farmácia; banheiros masculino e feminino; recepção; gerência; almoxarifado; copa; áreas de expurgo, preparo e esterilização e para depósito de material de limpeza; além de sala vermelha de estabilização de paciente crítico; sete leitos de observação e três de isolamento.

De acordo com o secretário da Saúde, Luiz Duplat, que também participou da visita, a ideia da criação dos centros de enfrentamento é separar o fluxo de pacientes com suspeita de coronavírus dos pacientes com demais patologias para, desta forma, controlar o contágio, como preconiza o Ministério da Saúde. “Os centros de enfrentamento se unirão ao Centro Intensivo de Combate ao Coronavírus que será montado na sede. Já os casos intermediários serão encaminhados para o antigo Hospital da Mulher, localizado no Parque Verde I, que foi cedido gratuitamente à prefeitura”.

O Centro de Enfrentamento ao Coronavírus funcionará na estrutura que estava sendo montada para abrigar provisoriamente o Pronto Atendimento (PA) de Monte Gordo durante a reforma da unidade. Assim que a fase crítica passar, o local receberá o PA, para que a reforma ocorra como planejado e já anunciado pela administração municipal

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*