O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), afirmou, na tarde desta terça-feira (22), que, em relação à expectativa, a realidade percebida com a proximidade do fim do prazo do recadastramento biométrico não é das melhores, porém é satisfatória.

“Em Camaçari, que possui 178 mil eleitores aptos ao voto, já tivemos cerca de 104 mil que fizeram o recadastramento biométrico, o que equivale a 64% da população biometrizada. O município está em caráter extraordinário e a biometria está fluindo, acredito que até a última semana alcançaremos o número de eleitores revisados”, explicou.

Segundo o desembargador, a revisão biométrica é para garantir a segurança e a certeza que o voto está na urna, ou seja, somente seu voto é registrado, não existe nenhuma digital igual, é um método 100% seguro. Outra necessidade da biometria é identificar aqueles que já vieram a óbito e os que possuem mais de 80 anos e não são mais obrigados a votar.

Cancelamento do título

Para aqueles que não fizerem o recadastramento até o dia 31 de janeiro, o título será cancelado e, em uma reunião a ser realizada com a corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, no dia 19 de fevereiro, será definida a situação desses eleitores.

Transferência do título

O eleitor pode mudar de zona eleitoral até dia 9 de maio, sendo que é necessário ter o comprovante de residência e apresentar no ato da solicitação.

Simões Filho e Lauro de Freitas

O recadastramento biométrico não é obrigatório, mas os cartórios dos municípios estão realizando a biometria daqueles que desejam antecipar o processo.

Postos em Camaçari

Fórum Eleitoral de Camaçari, Casa do Trabalho, na Prefeitura local em Vila de Abrantes, e no Shopping Guarajuba. Os horários são das 8h às 18h.

Documentos necessários

Para realizar o recadastramento é necessário levar original e cópia do documento de identificação com foto, título de eleitor e Comprovante de Residência atualizado. Serve como comprovação também atestado de escolaridade do filho (a), atestando que é estudante de Camaçari regularmente matriculado.

0 0 votos
Article Rating