O Centro Educacional Sistema Master ( CESMA) realizou neste domingo, 20, a vacinação de seus animais (bovinos) na Fazendinha Pedagógica da instituição, local usado para fomentar aulas interdisciplinares e práticas ambientais.
A vacinação de bovinos e bubalinos visa contribuir para manutenção da Bahia como área livre da febre aftosa. Segundo a Agência Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), a Bahia possui certificação de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, sendo um dos estados pioneiros no combate à enfermidade.
A Agência, em sintonia com as normas da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atua para assegurar o bem-estar e a sanidade animal, promovendo o controle dos riscos em toda cadeia alimentar. A ADAB é responsável por conduzir uma política de saúde animal no estado através de ações essenciais à vacinação, a fim de ampliar a possibilidade de liberação da vacinação total do rebanho no estado.
O posto da ADAB em Camaçari, fica localizado na Prefeitura avançada da Orla e funciona de segunda a sexta de 08:00 ás 14:00hs.
A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia acontece em duas etapas:
1ª Etapa: 1° a 31 de maio para todo o rebanho bovino e bubalino.
2ª Etapa: 1° a 30 de novembro para o rebanho bovino e bubalino com idade de 0 a 24 meses.
Gostei da matéria, vou repassar para o site da ADAB. São exemplos como este que elevam a educação sanitária da Defesa Agropecuária da Bahia.
Damião da ADAB