Em 60 dias, a população de Salvador poderá saber como está a qualidade do ar que respira em tempo real. É o que prevê o protocolo de intenções que será assinado entre Cetrel e Governo do Estado, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, na tarde desta quarta-feira (5). A data marca o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na ocasião, o diretor de operações da Cetrel, Demosthenes Carvalho e o governador Rui Costa (PT), fecham a parceria que determina a requalificação de 10 estações de monitoramento do ar, sendo nove fixas e uma móvel, distribuídas estrategicamente pela cidade e que analisarão a qualidade do ar da capital baiana. Campo Grande, Pirajá, Dique do Tororó, Rio Vermelho e Avenida Luís Viana Filho serão alguns dos locais a receberem as unidades. 

De acordo com o gerente ambiental da Cetrel, Eduardo Fontoura, a unidade móvel será deslocada em função de demanda especifica, ficando instalada por um tempo previamente estabelecido. “A ideia do Inema é que esta unidade também seja utilizada na região metropolitana, a exemplo de Lauro de Freitas” destacou. A Cetrel é responsável pelo monitoramento do ar na área de influência do Polo Industrial de Camaçari, com 10 estações, e na região do Porto de Aratu, com mais quatro estações.

Com a assinatura do protocolo de intenções, Salvador será a única capital do Norte-Nordeste a ter uma rede automática de monitoramento da qualidade do ar. “Os dados serão disponibilizados nos sites da Cetrel e do Inema, além de totens espalhados pela cidade, que atualizarão o índice da qualidade do ar, a cada hora”, explicou Eduardo. 

0 0 votos
Article Rating