Uma das maiores curiosidades da semana passada era: aos 64 anos, recém-recuperado de uma cirurgia no quadril, Joel vai reclamar muito ou um absurdo de subir e descer as escadas que levam até o campo principal do Fazendão?

Ontem, o técnico queimou a língua maldosa dos incrédulos. No primeiro treino pra valer no clube – já que só havia observado o rachão do último sábado -, Joel surpreendeu todo mundo com uma energia digna de quem quer mostrar serviço. De bom humor, deixou o preparador físico Eduardo Fontes de lado e comandou o aquecimento ele mesmo.

Fez pose de abdominal, de agachamento e até ensaiou uns polichinelos. Ficou só no ‘poli’, abrindo e fechando os braços, sem os pulinhos. Depois, Papai comandou um intenso treino tático. Armou o time titular com: Omar, Pablo, Titi, Danny Morais e Magal; Fahel, Diones, Jéferson e Rosales; Zé Roberto. Obina treinou finalizações. Ao todo, foram quase três horas de atividade.

A intenção do técnico era forçar o sistema defensivo a recuperar a bola vinda do time reserva e sair pro jogo. Joel usou pouco menos da metade do campo para a atividade.

A equipe de baixo, com nove na linha, teve Madson, Brinner e Jussandro; Feijão, Talisca, Toró, Marquinhos; Adriano e Ryder.

As ausências ficaram por conta do atacante Souza, em recuperação da lesão no adutor da coxa; o volante Hélder, com um cansaço muscular; e o lateral-direito Neto, com dores no tendão de aquiles.

Retorno

Já passava das 12h quando Danny Morais deu a entrevista e falou sobre o pique de Joel. “Ele tá bem. Quando a gente fica um tempo afastado, volta com mais vontade. Joel disse que repensou várias coisas (da carreira) e já mostrou isso no primeiro dia”, disse.

“As conversas têm sido produtivas, visando a situação que a gente está”, complementou Danny, que aprovou o trabalho de ontem. “Correndo mais junto, a gente corre mais certo”, acredita.

Se a substituição de Neto por Pablo já era uma tendência, Joel surpreendeu ao colocar Jéferson, que chegou a ter uma negociação cogitada, na equipe titular. “Quando o Jéferson se machucou (rompeu o ligamento cruzado do joelho, em 2012), quem estava aqui era o Joel”, lembrou o zagueiro.

Donato

O clube acertou a volta do zagueiro Rafael Donato, que defendeu o Bahia no Baiano de 2012 antes de se transferir para o Cruzeiro. Atualmente, não vinha jogando. O beque chega a Salvador entre hoje e amanhã. O empréstimo vai até o fim de 2013. Fonte: Correio