Neste domingo (10), Wuhan (cidade onde a epidemia de novo coronavírus teve início) informou seu “primeiro” novo caso da doença, desde o dia 3 de abril. A notícia foi divulgada pela rede norte-americana CNN.
De acordo com as autoridades de saúde locais, o paciente está em estado grave e sua esposa também testou positivo à Covid-19; a mulher foi relatada como um caso assintomático. O homem mora em um bairro que registrou cerca de 20 casos confirmados, no total, durante o pico da doença.
O novo caso, após mais de um mês, foi definido como uma “infecção comunitária passada”, conforme destacou a Comissão de Saúde de Wuhan, citando especialistas médicos.
Aproximadamente, cinco pacientes da comunidade, que não apresentaram sintomas, incluindo a esposa do novo caso, foram enviados para hospitais onde serão mantidos em isolamento e observação. As comissões de saúde nacionais e locais da China não incluem casos assintomáticos em suas contagens oficiais.
Abertura de bloqueio
No dia 8 de abril, depois de 76 dias, a China reabriu as fronteiras de Wuhan. Até ontem (9), cerca de 50.334 casos totais haviam sido totalizados na cidade, segundo frisou a comissão.