A jornalista Chistiane Pelajo começa a apresentar hoje a série Cérebro, Máquina de Aprender no Jornal da Globo, às 0h55, na Globo/TV Bahia. O trabalho apresenta uma sequência de reportagens realizadas no Brasil e em Londres, cujo foco são as iniciativas da neurociência nas áreas da educação, esporte e dança.
No episódio de estreia, uma professora adota a neurociência e consegue resultados didáticos impressionantes. Gravado em uma escola municipal em Juiz de Fora, Minas Gerais, o programa destaca tia Ana e alunos como Jian, de 11 anos, que passou por várias escolas sem conseguir aprender a ler. Em três meses, com os recursos da neurociência, esta realidade muda.
“Aprender muda o cérebro, somos capazes de modificar a nossa estrutura cerebral até o último dia de nossas vidas, vários estudos já comprovam isso”, declara Pelajo. Ela percorreu dez cidades do país selecionando iniciativas inovadoras sobre o desenvolvimento cerebral.
Na capital da Inglaterra, a jornalista trata de estudo sobre o cérebro de taxistas que, para dirigirem na praça, devem ter na memória a localização das 25 mil ruas da cidade. Os cientistas conseguem provar que a massa cinzenta deles aumenta com a cobrança. Fonte: Correio