Na tarde desta sexta-feira (3) uma segunda comporta de segurança, localizada na zona norte de Porto Alegre, se rompeu e fez com que o Rio Guaíba entrasse com força pela cidade. A capital gaúcha conta com portões em vários locais, que possam impedir os avanço do fluxo d’água, no entanto, por conta das enchentes, dessa vez foi impossível deter.
A informação foi apresentada ao prefeito do município, Sebastião Melo (MDB), em meio a coletiva de imprensa. Após ser comunicado, ele pergunta: “Todo o portão?” e a confirmação vem em seguida.
“Aquele não é um dos maiores portões que temos. Ali é uma região plana e pode avançar Sertório adentro. Não podemos prever o quanto a água pode avançar”, avaliou o gestor, ao solicitar que todo o efetivo da Defesa Civil seja deslocado para a região da comporta rompida.
Pedido para evacuação
Melo havia recomendado o fechamento do comércio pelo menos até o próximo domingo (5) em razão de iminente alagamento do Centro Histórico e do 4° Distrito de Porto Alegre, onde fica o portão que rompeu. “Vamos escorar nossos portões entre o 12 e o 14 porque eles têm problemas sim”, disse, ao citar que já haviam sido colocados sacos de areia em ambos os portões e, ainda assim, havia problemas de vazamento.
Ao citar o que chama de “evacuação orientada”, o prefeito diz: “quero apelar para as pessoas. Já que o comércio está fechando, penso que as pessoas que estão mais próximas do rio [Guaíba] deveriam também tomar essa providência”.
Veja situação da cidade:
Com a cheia do Rio Guaíba, centro de Porto Alegre é tomado pela enchente.
Vídeo: Chico Santana. pic.twitter.com/MZr0BQi7Yh
— Renato Souza (@reporterenato) May 3, 2024