Com um público esperado de 2 mil ciclistas, acontece o Cicloturismo da Costa de Camaçari, a maior experiência da Região Metropolitana de Salvador (RMS), neste domingo (3). Esta é a segunda edição do evento que terá concentração e largada às 7h, no Outlet Premium, em Abrantes.
Realizado pela primeira vez em 2022, o Cicloturismo da Costa de Camaçari está de volta para proporcionar uma experiência ciclística única e empolgante. Ao tempo que promove um estilo de vida ativo e saudável, incentivando a atividade física, e promovendo o potencial do ecoturismo, as belezas naturais e o patrimônio cultural da região.
O gestor da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Jorge Curvelo, pontuou que Camaçari é a cidade dos esportes. “Aqui, temos um grande celeiro de campeões, em diversas modalidades, e o cicloturismo, talvez seja a modalidade que mais ganhou adeptos nos últimos anos. É uma atividade que movimenta não apenas o esporte e a saúde dessas pessoas, mas também, o setor turístico e cultural do nosso município”, disse Curvelo.
A gestora da Secretaria do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, celebrou o momento, classificando como “ocasião importantíssima para os visitantes explorarem tudo que a gente tem de bom na nossa zona rural e apreciarem nossas belezas e riquezas”. A secretária, ainda destacou que eventos como esse, têm a capacidade de aquecer a economia local, e completou, “é a união de sustentabilidade, desenvolvimento do turismo na região e geração de renda para a nossa gente. Tudo alinhado aos nossos objetivos”.
De acordo com os organizadores, o Cicloturismo da Costa de Camaçari é mais do que um simples evento esportivo. É uma celebração da paixão pelo ciclismo, da conexão com a natureza e do espírito comunitário. O evento é uma realização da Associação Sonho de Ciclista e conta com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias da Saúde (Sesau), da Cultura (Secult), além da Sejuv e Setur.