Após uma série de ataques que está ocorrendo em escolas da Bahia e do Brasil, a prefeitura de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, proibiu durante 30 dias a entrada de aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, fones de ouvido, relógios inteligentes, nas unidades escolas da rede municipal.
A decisão tem como objetivo ampliar a segurança nos locais, sendo parte de um conjunto de oito medidas cautelares, contando com o reforço do Programa Ronda Escolar e do controle de acesso às instalações das escolas. As ações foram divulgadas na última sexta-feira (14).
Além disso, haverá proibição da entrada de estranhos à comunidade escolar sem prévia autorização do diretor, visitas aleatórias, ambulantes, vendedores, etc.. Para prevenir ações de violência, a gestão de Morro do Chapéu, planeja orientar e capacitar os funcionários da rede de educação quanto a esse conjunto de iniciativas, que visam garantir um maior bem-estar aos estudantes.
A prefeitura realizará também ações de orientações aos pais e familiares sobre o combate à desinformação, informações falsas e publicações de autoria desconhecida. Será ampliada o sistema de monitoramento por vídeo nas escolas e o fortalecimento de estratégias de segurança.