A seca volta a preocupar municípios do interior do estado. Desta vez, Ilhéus, Litoral Sul; Barra do Choça, sudoeste; Campo Formoso, no Piemonte Norte do Itapicuru; Feira da Mata, Velho Chico; e Rio de Contas, na Chapada Diamantina, tiveram decretos de situação de emergência por estiagem reconhecidos pelo Governador Rui Costa.

Até o momento, são 147 municípios em situação de emergência na Bahia, com 1,7 milhão de pessoas afetadas. Com a estiagem, as cidades apresentaram perdas na agricultura, principalmente de milho e feijão.

Segundo a Superintendência de proteção e Defesa Civil (SUDEC), a partir do decreto de situação de emergência municipal, o órgão envia técnicos “in loco”, para fazer o acompanhamento e vistoria dos danos e prejuízos causados pelo desastre. O coordenador de defesa civil do municipio é orientado também acerca do preenchimento correto do Formulário de informação de desastre – Fide, pois este é um dos problemas corriqueiros que atrasam o reconhecimento federal e a homologação estadual.

0 0 votos
Article Rating