A sessão realizada na manhã desta terça-feira (08), na Câmara de Vereadores de Camaçari, teve momentos acalorados de discussão entre vereadores da base governista e oposicionistas. A costumeira interação gentil entre os edis foi repentinamente substituída por troca de farpas após a leitura de uma indicação com autoria assinada por cinco integrantes da bancada oposicionista – os petistas Téo Ribeiro, Dentinho do Sindicato, Jacson, Marcelino e o aliado do PCdoB, Binho do Dois de Julho.

A indicação solicitava da Prefeitura de Camaçari intervenção imediata no Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro de Santo Antônio. De acordo com o documento, o funcionamento da unidade de saúde está comprometido pela ausência de internet, pela falta de medicamentos na farmácia e de geladeira para conservação de vacinas, entre outras coisas. Tal indicação, com ares de denúncia, fez os vereadores da base do governo se levantarem em defesa do Poder Executivo Municipal e os ânimos se afloraram entre réplicas e tréplicas enérgicas.

Líder do governo na Câmara, o vereador Jorge Curvêlo (DEM) apressou-se em lembrar que a atual gestão municipal encontrou o sistema de saúde “todo sucateado” e que o problema está sendo resolvido. O vereador Zé do Pão (PTB) emendou: “O prefeito Elinaldo já autorizou a compra de 40 refrigeradores. Essa e outras unidades de saúde serão contempladas em breve”, disse, finalizando o discurso com uma alfinetada. “Procurem se informar, pra não ficar fazendo indicação de coisas que já aconteceram”.

O comentário foi o estopim para a guerrilha política começar. Jackson, um dos autores da indicação, reagiu com o mesmo nível de rispidez. “Os vereadores do governo precisam descer do palanque e falar a verdade para o povo de Camaçari!”, disparou. “Quero ver se vocês vão ficar até o final do mandato dizendo que todos os problemas são herança da gestão anterior. Será que em oito meses não dá pra comprar uma geladeira?”, emendou Binho do Dois de Julho.

Marcelino tentou esclarecer a postura dos proponentes da indicação, mas acabou inflamando ainda mais o bate-boca. “A intenção da oposição é ajudar a melhorar a nossa cidade, diferente do que a oposição fazia nas gestões passadas, que só acusava e não contribuía em nada”, disse, referindo-se ao atual grupo da situação antes do executivo virar a mesa nas últimas eleições.

O Democrata Júnior Borges retrucou: “Dizer que fazíamos uma oposição sem responsabilidade não é verdade, como também não faz sentido insinuar que esses problemas surgiram com a vinda do prefeito Elinaldo”, declarou.

Outros vereadores entraram no embate, expondo seus argumentos. O ping-pong de provocações só deu uma trégua depois que a mesa diretora avançou o debate para o próximo tópico, uma moção de congratulação pelos 40 anos de existência da Igreja Universal do Reino de Deus. Bem apropriado, pois só Jesus, com seu histórico de acalmar tempestades, pra restabelecer a cordialidade entre os edis.

 

0 0 votos
Article Rating