A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) se manifestou sobre as horas de apagão iniciadas na tarde de ontem (quarta-feira, 21), causando diversos transtornos não apenas aos baianos, pois também atingiu outras regiões do país, principalmente no Norte e no Nordeste. Na nota enviada á imprensa, a instituição presta esclarecimentos sobre o restabelecimento do fornecimento de energia na Bahia, bem como sobre a origem do blackout.

Veja, abaixo, a nota na íntegra:

A Coelba informa que o fornecimento de energia no estado foi totalmente restabelecido após a ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), que atingiu principalmente o Nordeste e o Norte do país, nesta quarta-feira (21/03).

Na Bahia, as cargas começaram a ser restabelecidas, gradativamente, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), às 16h51, e o fornecimento foi totalmente normalizado 00h03 desta quinta-feira (22/03).

De acordo com o ONS, às 15h48, ocorreu uma falha de um disjuntor na subestação Xingu, no Pará. Em consequência, houve o desligamento automático de diversas linhas de transmissão em 500 kV, componentes dos troncos de interligação Norte/Nordeste/Centro-Oeste, Tucuruí/Manaus, Tucuruí/Vila do Conde, Elo cc 800 kV Xingu/Estreito e da Usina de Belo Monte, entre outros, acarretando uma redução total de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN), na ordem de 18.000 MW.

0 0 votos
Article Rating