O tricolor da capital arrancou o gol no apagar das luzes e os xarás ficaram no empate no Joia da Princesa. Bahia de Feira e Bahia se enfrentaram na tarde deste domingo (31), em Feira de Santana, os donos da casa abriram dois gols de vantagem, foram melhores em parte do jogo, mas o Esquadrão foi buscar o resultado e garantiu um pontinho fora de casa com um gol aos 48 do segundo tempo. O atacante Rômulo abriu a contagem com dois golaços ainda no primeiro tempo e Obina marcou os dois do empate na segunda etapa.
O ponto marcado fora de casa foi providencial e garantiu ao Bahia a permanência isolada na liderança do Grupo 1, com cinco pontos. O Juazeiro vem logo atrás na classificação, com quatro. Para o Bahia de Feira, continua valendo a última posição do grupo 2, agora com dois pontos e empatado com o Vitória da Conquista.
O clássico que inaugura a Arena Fonte Nova é o último compromisso do Bahia na fase dos jogos de ida da segunda fase. Diante do Vitória, no próximo domingo (7), a partir das 16h, o Esquadrão faz o jogo histórico com expectativa de grande público no novo estádio, palco da Copa das Confederações e do Mundial de 2014. O Bahia de Feira volta a jogar no sábado (6), em Pituaçu, e visita o Botafogo-BA.
Bola rolando
Sob o sol forte e o calor em Feira de Santana, foram os donos da casa quem tomou a iniciativa do jogo e assim permaneceram durante toda a primeira etapa. O Bahia teve a primeira finalização da partida, no cabeceio de Adriano Michael Jackson que foi pra fora, mas foi o Bahia de Feira quem deu o tom da partida na primeira etapa e saiu na frente no placar. Segurando o jogo e estudando o adversário nos primeiros quinze minutos, os donos da casa encontraram o espaço para partir pra cima e a investida deu resultado.
O destaque da etapa inicial ficou para Rômulo, o atacante do Tremendão mostrou oportunismo e foi matador para deixar seu time em vantagem. O primeiro gol saiu aos 25'. Depois de colocar a bola no meio das pernas do defensor do Bahia, Rômulo colocou para o lado e mandou o chute, sem chances para Marcelo Lomba, e fez o golaço. Quatro minutos depois, o segundo gol merece a placa no Joia da Princesa. No lance aéreo, Rômulo voltou a aprontar e depois de receber no centro da área, matou no peito e girou para fazer a pintura, de bicicleta.
Os dois gols fizeram o técnico Jorginho alterar o time ainda no primeiro tempo. Ele colocou Marquinhos no lugar de Diones. A mudança melhorou o posicionamento tricolor em campo, mas até o final do primeiro tempo o Bahia de Feira continuou melhor e segurou as poucas investidas do Esquadrão.
Em desvantagem no placar, o Bahia voltou a campo na sede de reverter o resultado do primeiro tempo. O ímpeto inicial surtiu efeito e logo no primeiro tempo o time arranjou uma penalidade a seu favor. Marquinhos Gabriel foi derrubado por Copete na invasão da área e deu a oportunidade para Obina marcar. Na cobrança, Obina chutou forte no alto do gol e não deu chance para Jair na defesa.
Depois de diminuir o Bahia mostrou melhora em campo, arrumou o posicionamento e passou a criar mais que os donos da casa. Aos 16' Obina quase marcou novamente, desta vez na sobra do escanteio. O atacante chutou cruzado, Fahel ainda tentou desviar para o gol mas a bola acabou saindo no último desvio, de Menezes. Percebendo o avanço do rival, o Bahia de Feira adiantou marcação e voltou a equilibrar a partida, pareceu, mas não foi o suficiente para segurar o resultado e garantir a vitória. Nos acréscimos, aos 48 do segundo tempo, Obina recebeu a bola na área e chutou de primeira para deixar tudo igual.
Bahia de Feira 2 x 2 Bahia – Campeonato Baiano 2013
Data: 31/3/2013, 16h
Local: estádio Joia da Princesa, Feira de Santana
Árbitro: Marielson Alves Silva
Assistentes: José Carlos Oliveira Santos e Dijalma Silva Ferreira Júnior
Bahia de Feira: Jair; Weverson, Menezes, Paulo Paraíba e Da Silva; Ramon, Átila, Copete (George) e Dinda (Ricardo); Rômulo (Luan) e Bruninho. Técnico: Nazareno Silva
Bahia: Marcelo Lomba; Neto, Danny Morais, Titi e Magal; Fahel, Diones (Marquinhos), Hélder (Matheus) e Rosales (Anderson Talisca); Adriano e Obina. Técnico – Jorginho
Fonte: Correio