Nesta quarta-feira (27), foi publicada pelo Ministério da Agricultura, a autorização de registro para mais 57 tipos de agrotóxicos no país. No total, só este ano, já foram liberados 439 novos produtos, permanecendo como o maior ritmo de liberação da história. Em 2018, nesse mesmo período, o governo havia feito o registro de 374 pesticidas.
Segundo informações do Ministério da Agricultura, dos agrotóxicos liberados hoje, cinquenta e cinco são genéricos de princípios ativos já autorizados no Brasil, enquanto os outros dois são inéditos: um biológico e outro com baixa toxicidade.
Por conta do ritmo bastante acelerado de liberações, instituições que atuam em defesa do meio ambiente chegaram a entrar na Justiça contra algumas dessas medidas.
Na semana passada, um juiz federal do Ceará suspendeu provisoriamente o registro de 63 agrotóxicos autorizados no dia 17 de setembro.
De acordo com o governo, a maior velocidade na liberação de agrotóxicos se deve a medidas de desburocratização que foram adotadas desde 2015 na fila de registros.
Agora é que vai morre gente sem saber de quê!!
Olha aí Regi Esquerdinha que bom que vc só si alimenta de verduras, frutas e legumes orgânicos.